Clube de Leitura de Março

Clube de Leitura de Março

VENHA PARTICIPAR CONOSCO!

No dia 15 de março na Biblioteca, acontecerá o encontro do Clube de Leitura, o livro analisado será “Romance da Inconfidência” de Cecília Meireles.

Sinopse do livro:

Na segunda metade do século XVIII, na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto), um grupo conspirou para tornar a região independente de Portugal. Corriam o mundo idéias de revolução e liberdade, mas a metrópole intensificava o controle fiscal, à medida que as jazidas de ouro de Minas Gerais davam sinais de esgotamento. Em 1789 esse grupo foi delatado, a Coroa fez uma devassa, prendeu e julgou os revoltosos por crime de inconfidência. Eles foram condenados à morte, e Tiradentes – um dos líderes – foi enforcado e esquartejado.

Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, é a obra literária que recuperou o episódio e contribuiu para dar-lhe um novo lugar na memória nacional. Cecília – uma das maiores poetas brasileiras –, por meio de versos narrativos imbuídos de seu estilo único, a um só tempo coloquial e altamente poético, dá voz aos fantasmas do passado. Preferindo os dramas humanos às discussões políticas, ela conta o que foi ouvido, sentido e pensado nas ruas e casas mineiras, e faz Vila Rica se universalizar e se eternizar.

Não é obrigatória a leitura do livro.

Mais informações no Departamento Social.

Não Perca!