Clube de Leitura de Novembro

Clube de Leitura de Novembro

No dia 10 de novembro, será realizado no Alphaville Tênis Clube o Clube de Leitura, agora em um novo local: na Biblioteca. O livro analisado será Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto, um clássico da literatura brasileira.

O encontro contará com a presença do mediador Rodrigo Scalon que junto com o grupo irá trocar informações e opiniões, usando como base o livro escolhido.

Os Clubes de Leitura são originários da Inglaterra e chegaram ao Brasil por meio da Editora Penguin – Companhia das Letras.

Com base da parceria literária entre Sindi-Clube, Academia Paulista de Letras e Editora Companhia das Letras, desde maio de 2012, os Clubes de Leitura estão sendo criados nos clubes paulistas.

A ideia é simples e muito popular na Europa e Estados Unidos. Um grupo de pessoas lê um livro e se encontra para debater o conteúdo e suas implicações filosóficas, com a participação de um mediador.

Confira na janela ao lado mais informações do livro escolhido.

Participe e compartilhe experiências!

Não é obrigatória a leitura do livro.

AGENDE-SE: É dia 10 de novembro, às 19h30, na Biblioteca do ATC!

Mais informações no Departamento Social.

Não Perca!

Triste Fim de Policarpo Quaresma é um romance do pré-modernismo brasileiro e considerado por alguns o principal representante desse movimento.

“Um dos grandes herdeiros do Naturalismo, o romance de Lima Barreto disseca o sonho de um patriota exaltado ao mesmo tempo em que apresenta uma sátira impiedosa e bem-humorada do Brasil oficial.”

O major Policarpo é um anti-herói quixotesco, imbuído de nobres ideais, alguns beirando ao tresloucado (tanto é que passa uma temporada no hospício). Bom coração, idealista, patriota, por causa de suas qualidades acaba sendo castigado e sempre se dá mal. Ao defender que o Tupi se torne a língua nacional, é ridicularizado e depois internado como louco. Quando finalmente é solto, vai morar no campo e resolve transformar seu sítio em sede da reforma agrária. Uma obra clássica da literatura brasileira que ajuda a explicar por que somos como somos.